contato@drakarulinecatein Home
Detalhe do Topo
Imagem Mamografia

Mamografia

Exames

MAMOGRAFIA
A mamografia consiste na aquisição de imagem da mama através do uso de raio X, emitido por um equipamento chamado mamógrafo. Neste exame a mama é comprimida, visando reduzir a sua espessura, minimizando desta forma qualquer movimento, além de reduzir a radiação. No exame básico são realizadas duas radiografias de cada mama, podendo ser necessário mais incidências complementares.
Este exame deve ser realizado de rotina conforme a orientação do médico assistente. Ele permite a detecção de tumores pequenos, antes mesmo de se tornarem palpáveis. Entretanto, cerca de 15% dos casos de câncer mamário não aparecem na mamografia, desta forma a associação com os dados clínicos, comparação com as mamografias anteriores e a correlação com outros exames de mama (exemplo: ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsia prévias), é fundamental para aumentar a eficiencia do método.
Por isso é muito importante que todas as suas mamografias sejam guardadas e trazidas no próximo exame, pois o estudo comparativo pode mostrar o aparecimento de eventuais alterações ou mesmo evitar a realização de biópsias desnecessárias. Preferencialmente outros exames de mama (ex: ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias prévias) também devem ser trazidos para correlação.
É importante não usar desodorante no dia do exame. Alguns produtos podem conter talco na sua composição simulando lesões e falseando a interpretação do exame. Caso você esqueça e use o seu desodorante, solicitamos que lave a região com água e sabão antes do exame.

- Imprescindível trazer todos os exames anteriores de mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) – incluindo as imagens, as quais são muito importantes para a correlação.

- Nota sobre uso de protetor de tireoide durante a mamografia