contato@drakarulinecatein Home
Detalhe do Topo
Imagem Marcação Pré Cirúrgica

Marcação Pré Cirúrgica

Exames

MARCAÇÃO PRÉ CIRÚRGICA DE MAMA COM FIO METÁLICO OU ROLL (GUIADA POR ULTRASSOM E ESTEREOTAXIA)
Consiste na colocação de um marcador em lesão mamária suspeita, a fim de possibilitar a rápida e precisa localização da lesão durante o ato cirúrgico. Como este procedimento é primariamente realizado em lesões mamárias impalpáveis, necessita ser orientado por um método de imagem (estereotaxia digital, ecografia ou ressonância magnética). Pode ser realizado de duas formas:

  • Com fio metálico;
  • Com injeção de radiofármaco (ROLL). Neste caso o exame também deverá ser marcado concomitantemente em uma clínica de medicina nuclear, pois é de competência desta especialidade, a manipulação do radiofármaco.

No caso da marcação guiada por estereotaxia, a mama é posicionada no aparelho de mamografia onde são realizadas radiografias para a localização precisa da lesão. Introduz-se então uma agulha (guia) e verifica-se o correto posicionamento da mesma, através de outra radiografia. Após essa etapa introduz-se um fio metálico ou injeta-se o radiofármaco (a depender do tipo de marcação a ser realizada). Em seguida retira-se a agulha.
No caso da marcação guiada por ultrassonografia, a lesão é localizada, e introduz-se então uma agulha (guia) e verifica-se o correto posicionamento da mesma. Após essa etapa introduz-se um fio metálico ou injeta-se o radiofármaco (a depender do tipo de marcação a ser realizada). Em seguida retira-se a agulha. Após o término do procedimento, é realizada duas incidências mamográficas na mama marcada, para verificação final do procedimento.

- Imprescindível trazer todos os exames anteriores de mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) – incluindo as imagens, as quais são muito importantes para a correlação.