contato@drakarulinecatein Home
Detalhe do Topo
Imagem PAAF de Mama

PAAF de Mama

Exames

PAAF DE MAMA E PUNÇÃO DE CISTO
Para determinar a natureza de alterações na mama, é realizada a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), que consiste na introdução de uma agulha fina, acoplada a uma seringa, em lesões palpáveis ou não na mama, guiado por ultrassom, para a retirada de uma amostra de células. O material colhido é fixado a lâmina, e encaminhado para a avaliação citopatológica.
Os cistos são achado muito frequente nas mamas, os quais podem aumentar, diminuir, permanecer estáveis ou desaparecer. Geralmente apresentam características ecográficas bem definidas, sendo fácil o seu diagnóstico.

Indicações de Punção de Cisto:

  • Cistos sintomáticos (quando o cisto aumenta de volume pode causar dor).
  • Cistos com características ecográficas pouco usuais.
  • Por solicitação da paciente (médico assistente ciente).

A Punção de Cisto orientada por ultrassonografia consiste na introdução de agulha fina, acoplada a uma seringa, em cisto palpável ou não na mama, para esvaziamento ou retirada de conteúdo para análise, sendo fixado ao álcool para avaliação citopatológica. Geralmente há esvaziamento completo do cisto.

- Imprescindível trazer todos os exames anteriores de mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) – incluindo as imagens, as quais são muito importantes para a correlação.