contato@drakarulinecatein Home
Detalhe do Topo
Imagem Ultrassom Mamaria com Doppler

Ultrassom Mamaria com Doppler

Exames

ULTRASSOM DA MAMA COM DOPPLER
A ultrassonografia mamária é uma técnica usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco. Medindo as ondas do eco é possível determinar a distância do objeto, seu tamanho, forma e consistência (se cheio de líquido, se sólido ou misto). O sistema de ultrassom converte as ondas sonoras, captadas pelo transdutor, que são medidas e mostradas instantaneamente por um computador que cria uma imagem em tempo real no monitor, a qual é interpretada pelo médico. A ultrassonografia mamária exige que se utilize transdutores de alta frequência, (maior que 7,5 MHz) e que o examinador seja experiente, pois sua interpretação depende muito deste fator. A ultrassonografia mamária é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de lesões e para a realização de biópsias com agulhas, pois ela mostra o local da lesão e orienta o médico sobre a área a ser biopsiada.
O estudo Doppler consiste de uma técnica ultrassonográfica que avalia o fluxo sanguíneo através dos vasos, podendo ser realizado para avaliar se há vascularização ou não em um nódulo mamário, o que pode, em alguns casos, fornecer informação adicional sobre a natureza do nódulo.
É um procedimento indolor e isento de radiação. O exame pode ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual.

- Imprescindível trazer todos os exames anteriores de mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) – incluindo as imagens, as quais são muito importantes para a correlação.